De fato realizar uma obra é sempre motivo de muito orgulho para nós que atuamos no ramo da construção civil, porém o procedimento que mais importa quando terminado o serviço é a limpeza pós obra. Fica claro que uma estrutura feita nos processos de construção, gera um entulho absurdo e que podemos fazer para conter tudo aquilo? No artigo de hoje iremos abordar tudo sobre a limpeza pós obra, fique atento!
A limpeza pós-obra é feita da seguinte forma: Após o término da construção ou reforma feita no imóvel, a função da equipe que concretizou aquela atividade é remover os resíduos que restaram no canteiro, por exemplo, respingo de cimento, poeira, pó de gesso, produtos químicos, manchas de tintas, produtos químicos e etc. Esses resíduos devem ser limpados e descartados em um local apropriado, para que não gere impactos ao meio ambiente.
Obviamente quando tratamos de limpeza pós obra a equipe profissional que executa esses procedimentos, deve saber dos cuidados ao realizar cada etapa, pois uma tarefa como essa exige o cuidado e segurança na hora de concretizá-las, como preservar as instalações presentes no local. Portanto, você que busca uma limpeza pós obra em seu imóvel, certifique-se sobre a empresa correta para executar esse procedimento, porque não é tão fácil como imaginamos, é preciso zelar pelo espaço que foi construído.
Veja a classificação do Conama em relação ao entulho obtido na limpeza pós obra:
Essa foi uma lei criada no ano de 2002 para protegermos o meio ambiente com relação aos entulhos produzidos na construção civil, essa lei é severa com suas medidas e aplica multas, caso seja necessário. Portanto a limpeza pós obra é essencial, fazendo isso estamos zelando por nossa natureza. Abaixo iremos listar a classificação dos resíduos produzidos no canteiro:
Classe A
Entulhos produzidos na construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem e etc.
Classe B
resíduos produzidos que são recicláveis para outras destinações, por exemplo: plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e outros.
Classe C
Entulhos produzidos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem, como por exemplo produtos oriundos do gesso.
Classe D
São resíduos produzidos por: tintas,solventes, óleos e outros, ou aqueles contaminados oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros.
Conheça 2 passos importantes para realizar a limpeza de obra:
Utilize EPI
O equipamento de proteção individual é extremamente importante quando o assunto é limpeza pós obra, vale destacar que por ser um EPI, cada funcionário deve estar adequadamente utilizando o seu de forma correta para que evitemos incidentes no canteiro, além da segurança que o equipamento de proteção individual permite ao operador que exerceu as atividades no local, usar EPI é transmitir transparência e fidelidade a empresa que presta o serviço.
Retirar o entulho
Esse é considerado o passo mais importante quando o assunto é preservação do meio ambiente, a limpeza pós obra demonstra a forma que a equipe que executou as atividades se preocupa de fato entregá-lo como realmente os futuros proprietários desejam. Contudo precisamos declarar que a limpeza pós obra é muito importante, mas o descarte de resíduos no local correto também tem a sua importância, com isso a empresa responsável deverá descartar o entulho em seu devido ambiente.
Qual a importância de fazer a limpeza pós obra?
Como já destacamos ao longo do texto, a importância de uma empresa que realiza corretamente a limpeza pós obra, pois esse procedimento nos ajuda na preservação do meio ambiente, porém como fazer isso? Essa resposta é fácil de ser respondida.
A empresa responsável pela realização da construção ou demolição deverá consultar a prefeitura da cidade para descartar corretamente o entulho em seu devido local, com isso a companhia será informada detalhadamente sobre o ambiente em que o entulho gerado na limpeza pós obra deverá ser despejado, é de ordem da prefeitura destinar a localidade do descarte para a empresa responsável.